A crise econômica também acabou afetando o setor comercial de Nova Mutum (240km de Sinop). Neste mês de agosto os moradores puderam perceber uma queda no custo de vida do município já que a economia apresentou deflação de 0,17%.
O índice foi calculado após uma pesquisa realizada pelos acadêmicos do 1º ano do curso de Administração de Empresas, da Faculdade Municipal de Nova Mutum, como trabalho da disciplina de Economia.
Desenvolvida com os mesmos métodos de cálculos das pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, os acadêmicos pesquisaram os preços de diversas categorias de consumo, como alimentação, despesas pessoais, vestuário, transporte, saúde e educação.
Todas as categorias apresentaram índices de valores para consumo variados, com deflação e inflação. Na categoria alimentação, o índice observado foi com deflação de 0,35%. Em despesas pessoais houve inflação de 0,18%. Para o vestuário e saúde também houve inflação, sendo 0,12% e 0,03%, respectivamente. Para transporte foi constatada a deflação de 0,16%. E nos itens de habitação e educação não houve índice apontado.
Ainda dentro do item alimentação, foi verificada uma diferença de custos entre os estabelecimentos pesquisados de até 13,07%.