PUBLICIDADE

Nortão: madeireiros e agricultores cobram Blairo e Ibama

PUBLICIDADE

Diretores de entidades do setor produtivo e lideranças políticas do Nortão terão audiências hoje, em Cuiabá, com o governador Blairo Maggi, na Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) e no Ibama, para cobrar medidas urgentes que garantam a atividade de inúmeras indústrias madeireiras e produtores rurais, que dependem de licenças ambientais e projetos de manejo para trabalhar. A burocracia e lentidão têm causado sério prejuízos para empresas – muitas delas operando bem abaixo de sua capacidade devido a falta de matéria prima e com ameaça de demissões.

O presidente do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte), Lindomar Elias Dela Justina, disse, ao Só Notícias, que a maior reivindicação é quanto a liberação de planos de manejo, indispensáveis para madeireiras extraírem matéria prima das florestas. “Há muita morosidade na Sema. Há empresas que tem projetos parados há um ano e meio e não sai”, acrescentou.

O setor questiona que a fiscalização é feita, mas as empresas precisam da liberação da documentação para trabalhar legalmente. “A função do Ibama é fiscalizar. Esses tumultos todos são porque não temos condições de trabalhar. Tem que fiscalizar, mas desde que tenha a liberação da documentação”, desabafou.

Alta Floresta e vários municípios da região Norte concentram um grande número de madeireiras, que empregam milhares de pessoas. Os maiores vendedores de madeira do Estado estão na região.

A audiência com Blairo Maggi foi marcada após atritos na última terça-feira, em Paranaíta (250 km de Sinop). Trinta e nove fiscais do Ibama foram feito reféns dentro da Câmara de Vereadores, após fecharem três madeireiras e dois garimpos na região. A população se mobilizou e exigiu a liberação para o funcionamento das empresas lacradas.

Também devem participar das reuniões a prefeita Maria Izaura Dias, de Paranaíta, Pedro Alcântara, representantes de associações, sindicatos, CDLs, entre outras entidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE