O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística já iniciou os preparativos para o censo de 2010, quando recenseadores do órgão percorrerão as cidades brasileiras para nova atualização do número de habitantes em cada cidade. No Nortão, nas 27 cidades que integram a regional Sinop, servidores trabalham na atualização de base territorial, ou seja, organizando os setores que posteriormente serão mapeados. É com base na quantidade de habitantes de cada cidade que o governo federal define repasse de recursos para saúde, educação, habitação e outros setores.
Segundo o coordenador regional, Fernando Gouveia, a expectativa é que todo o planejamento de trabalho esteja pronto até final do segundo semestre. Ele explicou, ao Só Notícias, que cada setor é composto por aproximadamente 400 residências. Nos bairros onde este número excede, novos estão sendo criados.
“Para ficar uniforme e fácil de ser gerenciado, mantemos uma média de, no máximo, 400 casas por setor. Em Sinop, somente no período urbano, temos cerca de 75”, declarou o representante. No entanto, a nova atualização da base deve ampliar para 120 o total de setores do perímetro, segundo estimativa do IBGE, reflexo do crescimento populacional.
O último censo foi realizado em 2007 e apontou a maior cidade da região Norte com população superior a 110 mil habitantes. Já o poder público argumenta ser maior a 120 mil moradores. “Setores com mais de 700 domicílios estão sendo divididos”, salientou o coordenador.
Este deve ser o último censo pelo qual o IBGE enviará pesquisadores in locu. Nos próximos anos há a possibilidade do órgão contabilizar a população por meio de estimativas.