PUBLICIDADE

Nortão: atraso na classificação de madeira preocupa empresários

PUBLICIDADE

Os madeireiros do Norte do Estado estão preocupados com atrasos no transporte de cargas de madeira para clientes em outros Estados, devido a lentidão na classificação. A guia apontando a espécie de madeira vendida deve ser anexada com a nota fiscal e com a GF (Guia Florestal). O problema está ocorrendo porque o único posto do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária), em Sinop e atende toda a região, está com os três classificadores (funcionários) em férias. O posto mais próximo é Cuiabá. Porém, como atende grande número de cargas, os empresários na região Norte temem que as grandes filas que se formam atrasem a entrega das carga até os destinatários.

O atraso pode acarretar multas aos madeireiros e, se a madeira for para exportação, pode não chegar a tempo nos portos e ser embarcada. O Indea disse que os funcionários voltam ao trabalho no dia 15.

Apenas em Sinop, de 2006 a 2009 foram vendidas 381 mil 240 cargas de madeira representando 13 milhões metros cúbicos.  Desse montante 59,54% foi comercializado no mercado nacional, 28% foram exportados e 11% ficaram dentro do Estado.

(Atualizada às 09:58h em 08/01)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Segunda maior importadora do Estado, Sinop diminui volume de negócios

Indústrias sediadas em Sinop importaram inúmeros produtos, de diversos...

IBGE aponta aumento na renda dos mato-grossenses

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou,...

Ministro do TCU libera novos consignados do INSS após recurso

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)...
PUBLICIDADE