Devem ser retomadas no período de estiagem as obras de pavimentação da BR-163 entre Guarantã do Norte até a divisa com o Pará, na extensão de 49,6 quilômetros. O trecho está sob responsabilidade do 9º Batalhão de Engenharia do Exército (BEC) que, até o momento, está preparando a base e fazendo a detonação de materiais rochosos para reduzir a inclinação ou alargar a rodovia. A julgar pelas condições climáticas, o Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), do Governo Federal, prevê a colocação de mais camadas asfálticas em maio, quando o volume de chuvas na região reduz consideravelmente. A previsão inicial era este mês, mas as chuvas não cessaram.
Foram pavimentados, desde maio passado, 6 km e 17 estão sendo preparados. A previsão é dos 49,6 km ficarem prontos até o final de 2010. O orçamento é superior a R$ 49 milhões. O repasse dos recursos para cobertura das despesas de execução foi autorizado de acordo com o plano de trabalho aprovado pelo DNIT.
O asfaltamento da rodovia é considerado uma das obras mais importantes da União no interior do Estado pois reflitirá diretamente no desenvolvimento econômico das cidades que margeiam a BR e também nos diferentes setores, entre eles o agronegócio.
Quem trafega pela BR-163 principalmente no período das chuvas enfrenta uma série de transtornos. Além de atoleiros o tempo de viagem precisa ser estendido já que as condições precárias da via impedem a boa trafegabilildade.
(Atualizada às 13h19 em 28/04)