sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Municípios do Nortão organizam movimento e cobram celeridade na Sema

PUBLICIDADE

O setor produtivo e autoridades de 26 municípios da região iniciam, nesta sexta-feira, o 1º Movimento Pró-Vida dos Municípios do Nortão. A mobilização será em Itaúba (100 km de Sinop), a partir das 14 horas, com a presença de prefeitos, deputados, vereadores e demais lideranças. A partir daí devem ser marcadas reuniões em Sinop e um manifesto em Cuiabá.

O movimento apoia a implantação da CPI da Sema (Secretaria do Estado de Meio Ambiente), pela Assembléia Legislativa, e vai cobrar medidas urgentes do Governo do Estado para que o setor possa trabalhar. A falta de estrutura e de servidores na secretaria, que assumiu no ano passado a gestão florestal em Mato Grosso, acarreta na morosidade na liberação de projetos de manejo para que as indústrias possam retirar matéria-prima. Dados da própria Sema apontam que 88% dos planos requeridos têm pendências. Este ano, cerca de 250 já foram emitidos.

A iniciativa é da Câmara de Itaúba e tem apoio do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad). “Temos que encontrar saídas. Quem sempre tá errado é o madeireiro”, criticou o vereador Valdir Matias, o Barbeirinho.

Outra critica é em relação as constantes operações que penalizam o setor pelos crimes ambientais. Recentemente, 40 foram presos, entre empresários, engenheiros e servidores públicos, na Operação Guilhotina, acusados de envolvimento em um esquema de fraudes na comercialização de madeira. O envolvimento de servidores da própria Sema no esquema e os motivos para a morosidade para despachar os projetos de manejo florestal serão levantados pela CPI, aprovada ontem pelos deputados.

O Governo do Estado ainda não se pronunciou sobre quais as medidas que deve tomar para amenizar a ‘crise’ no setor, mas não se posicionou contra a criação da CPI.

O segmento madeireiro é base da economia de muitos municípios do Nortão. Em todo o Estado, até maio, movimentou US$ 87,3 milhões no mercado exterior, sendo o terceiro produto mais comercializado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 511 funcionários e em Nova Mutum 63

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 511 vagas de...

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...
PUBLICIDADE