Caiu 37% a movimentação de passageiros no aeroporto municipal João Figueiredo, nos oito primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria Nacional de Aviação Civil, foi registrada movimentação de 101 mil pessoas, entre janeiro e agosto deste ano. No mesmo período de 2016, passaram pela unidade 161 mil passageiros.
Ainda de acordo com os dados, pousaram ou decolaram no João Figueiredo, em 2017, 1.297 aeronaves. No ano passado, passaram pela unidade 2.338 aviões. Também houve queda na movimentação de carga aérea, passando de 104 mil quilos, no ano passado, para 79,9 mil quilos, este ano.
No principal aeroporto de Mato Grosso, o Marechal Rondon, em Várzea Grande, houve aumento na movimentação. A Secretaria Nacional de Aviação Civil aponta que 1.906 milhão de pessoas embarcaram ou desembarcaram na unidade, entre janeiro e agosto deste ano. No mesmo período de 2016, foi registrada movimentação de 1.876 milhão de passageiros.
Também houve crescimento na movimentação de carga aérea no período. Nos oito primeiros meses de 2016, foram movimentados 4,8 milhões de quilos no aeroporto mato-grossense. Este ano, em oito meses, foram movimentados 5,4 milhões de quilos. O número de aeronaves na unidade, por outro lado, teve queda no período. Em 2016, pouco mais de 19,5 mil aviões pousaram ou decolaram no Marechal Rondon. Este ano, foi registrada movimentação de 18,5 mil aeronaves.
Os dados foram divulgados pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, por meio do sistema Hórus, que apresenta informações, em um formato ágil e interativo, sobre a aviação civil brasileira. Estão disponíveis dados de infraestrutura, operação e desempenho relativos aos aeródromos do país.