As vantagens, riscos e modos de operação dos mercados futuros agropecuários, em especial o da soja, serão enfocados em uma palestra no próximo dia 12 do mês que vem, em Sorriso. A palestra, que será ministrada por técnicos da BM&F, faz parte da programação da Exporriso e será no CTG, a partir das 10:00h.
A antecipação de contratos de venda para a soja no mercado futuro pode ser uma alternativa para que os sojicultores escapem dos baixos preços da commoditie. A cotação da cultura é diretamente influenciada pela safra americana e caminha com desenvolvimento estável. Os agricultores poderão esclarecer as dúvidas sobres os prêmios futuros da soja, oferecidos pelo Governo Federal.
O crescimento das contratações futuras da soja está sendo influenciado pelo “plano ambicioso’’ do presidente dos Estados Unidos George W. Bush, anunciado recentemente, de substituir 20% o uso do petróleo por etanol na gasolina até 2017. O milho é a principal matéria-prima usada na fabricação do combustível renovável naquele país. Diante disso, começa a se desenhar um cenário altista para os preços da soja, pois a área mundial do cereal tende a ceder para o milho. Em 2006, os negócios com soja cresceram 110%, para 99.525 contratos.