sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Matupá reduz valores de exportação e sai do ranking dos 10 maiores de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

O município de Matupá não tem conseguido manter o ritmo de crescimento das exportações registrados no final do ano passado, quando a cidade terminou como o 10º maior exportador de Mato Grosso, respondendo por quase 3% de tudo que foi vendido no Estado para fora do Brasil. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), mostram que no primeiro quadrimestre deste ano houve redução de 46% no valor de venda comparado com o mesmo período do ano passado.

De janeiro a abril deste ano, a venda externa atingiu U$ 62 milhões e derrubou a participação na comercialização estadual para 1,2%, jogando o município para a 23ª colocação do ranking estadual. Como as importações ficaram próximas de U$ 100 mil, o saldo da balança comercial fechou em U$ 61,9 milhões.

A soja foi o produto mais vendido, com 78% de participação. A carne aparece na sequência, com 21%, e o milho responde por 1% das vendas.

A queda no valor de vendas pode ser atribuída ao fechamento de alguns mercados, o que não foi reposto nem com o aumento das compras chinesas em 52%, mantendo o gigante asiático como principal parceiro dos produtores locais com 30% da participação. Espanha, com 14%, Reino Unido, com 12%, Turquia, com 7,6, e Paquistão, com 5,1% das compras fecham a lista dos principais clientes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...
PUBLICIDADE