terça-feira, 19/março/2024
PUBLICIDADE

Matupá reduz valores de exportação e sai do ranking dos 10 maiores de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

O município de Matupá não tem conseguido manter o ritmo de crescimento das exportações registrados no final do ano passado, quando a cidade terminou como o 10º maior exportador de Mato Grosso, respondendo por quase 3% de tudo que foi vendido no Estado para fora do Brasil. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), mostram que no primeiro quadrimestre deste ano houve redução de 46% no valor de venda comparado com o mesmo período do ano passado.

De janeiro a abril deste ano, a venda externa atingiu U$ 62 milhões e derrubou a participação na comercialização estadual para 1,2%, jogando o município para a 23ª colocação do ranking estadual. Como as importações ficaram próximas de U$ 100 mil, o saldo da balança comercial fechou em U$ 61,9 milhões.

A soja foi o produto mais vendido, com 78% de participação. A carne aparece na sequência, com 21%, e o milho responde por 1% das vendas.

A queda no valor de vendas pode ser atribuída ao fechamento de alguns mercados, o que não foi reposto nem com o aumento das compras chinesas em 52%, mantendo o gigante asiático como principal parceiro dos produtores locais com 30% da participação. Espanha, com 14%, Reino Unido, com 12%, Turquia, com 7,6, e Paquistão, com 5,1% das compras fecham a lista dos principais clientes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop registra mais de 550 aberturas de empresas

Sinop ganhou 555 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Levantamento registra queda no preço médio de combustíveis em Sinop

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Lucas do Rio Verde avança em negociações no exterior e acumula R$ 565 milhões

As indústrias em Lucas do Rio Verde exportaram 3,1%...
PUBLICIDADE