PUBLICIDADE

Mato Grosso ultrapassa meta de exportações

PUBLICIDADE

Somente em dez meses Mato Grosso conseguiu atingir a meta deste ano, estipulada pelo Governo Estadual, de US$ 3,5 bilhões em exportações. A informação foi repassada pelo secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, durante o 5º Painel Comércio Exterior, realizado neste sábado (12.11), durante a Feira do Empreendedor, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. De acordo com o secretário, apesar da crise dos produtos agrícolas, este ano o Estado irá atingir o volume acumulado de US$ 4 bilhões em exportações.

“Temos a certeza que num prazo de dez anos Mato Grosso será um dos maiores exportadores de proteína animal do Brasil devido à atração de investimentos de grandes agroindústrias, como a Sadia e a Perdigão”, afirma Alexandre Furlan.

Apesar de o Estado não ter uma cultura exportadora, Mato Grosso está acompanhando um crescimento nas exportações que não está ocorrendo em muitos estados brasileiros. “Exportar não é um ‘bicho de sete cabeças’, Mato Grosso precisa criar esta cultura exportadora. Por menor que seja a empresa, se tiver produto com qualidade e preço, há condições para que este produto seja exportado para outros países”, acrescenta o secretário.

O secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, disse à platéia do Painel que paciência, domínio da informação, disciplina e organização são as características fundamentais da pessoa que trabalha com comércio exterior.

Para Pagot, não adianta o Governo Estadual mostrar as oportunidades de negócios com o mercado exterior se as pessoas não tiverem o desejo de exportar seus produtos. “As exportações além de qualidade tem que ter fluxo e volume. O exportador precisa ser um fornecedor constante”, acrescenta.

Após a abertura do 5º Painel Comércio Exterior realizada pelos secretários Alexandre Furlan (Indústria e Comércio) e Luiz Antônio Pagot (Casa Civil), foram realizadas as palestras sobre As Ações do Governo Estadual com Foco na Exportação, Panorama das exportações em Mato Grosso, A Redeagentes em Mato Grosso, Apoio do Banco do Brasil às Exportações, Exporta Fácil e Sedex Mundi, As vantagens do desembaraço no Porto Seco, Apoio do Banco da Amazônia às Exportações e a apresentação de um caso de sucesso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso fecha ano com mais de 4,4 mil novas empresas

Sorriso ganhou 4.499 novas empresas, de janeiro a novembro,...

Taxa de desemprego chega a 5,2%, a menor desde 2012

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em novembro...
PUBLICIDADE