PUBLICIDADE

Mato Grosso tem crescimento de exportação no semestre e soja puxa o mercado

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) fechou o balanço das exportações no primeiro semestre e Mato Grosso apresentou melhor desempenho do que o período passado, além de mostrar evolução mês a mês. Em relação ao primeiro semestre de 2019, o crescimento das vendas para o exterior foi de 7,3%, saltando de U$ 9 bilhões para U$ 9,7 bilhões em 2020. No mês passado, o crescimento em relação aos cinco primeiros meses de 2019 era de apenas 1,7%.

Os bons números colocam Mato Grosso como o quarto maior exportador do Brasil, com 9,8% das vendas efetuadas pelo Brasil. No fim de 2019, o estado era o sexto maior vendedor com 7,7% do mercado.

Por outro lado, Mato Grosso diminuiu as importações em 12%, caindo de U$ 994 milhões no primeiro semestre do ano passado para US 873 milhões no atual período. Isso favorece a balança comercial, que soma um superávit de quase U$ 8,8 bilhões.

Os cinco principais parceiros comerciais de Mato Grosso aumentaram as compras. A China passou a responder por 50% do mercado, seguido da Holanda (7,1%), Turquia (5,5%), Tailândia (5,4%) e Espanha (4,6%).

A soja, em grão e em farelo, representa 74% das vendas externas. O algodão tem 9,3% da participação e a carne tem 8% do mercado. O milho, que pouco foi vendido no período, aparece agrupado em “outros produtos”. Também há registro da exportação de madeira e ouro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Potencialidades de Mato Grosso são apresentadas em Fórum na China

Mato Grosso foi destaque na 2ª reunião de Cooperação...

Empresas de Lucas do Rio Verde ofertam vagas para assistentes, supervisores, pedreiros e mais setores

Empresas no município estão contratando 69 colaboradores, com auxílio...

Seis frigoríficos de Mato Grosso são habilitados a exportar carne bovina para a Indonésia

A Indonésia oficializou a habilitação de 17 frigoríficos do...
PUBLICIDADE