A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) assinou contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) para receber recursos na ordem de R$ 4,6 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O recurso será aplicado em 15 projetos que serão executados durante 2008, bem como a reestruturação e revitalização da Empaer com a qualificação de seus técnicos.
O presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro da Silva Filho, explica que o recurso será utilizado de imediato na capacitação dos técnicos, na aquisição de mais 73 veículos, entre carros e motos, na compra de 500 equipamentos de informática como GPS para cada escritório. “A empresa caracteriza-se como um dos principais instrumentos que o governo dispõe para viabilizar e incentivar a agricultura familiar no Estado de Mato Grosso”, esclarece o presidente.
O recurso será utilizado também para atender produtores do projeto Vida Nova, cadeia produtiva do leite, biodiesel, mandioca, agroecologia, desenvolvimento da agroindústria, produção de plantas medicinais, qualificação sobre crédito rural do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), turismo rural, apoio à comercialização dos produtos agrícolas, capacitação de extensionistas rurais e agentes administrativos e prestação de assistência técnica e extensão rural aos produtores.
O delegado do MDA em Mato Grosso, Dieter Metzner, lembrou que no Estado existem 150 mil agricultores familiares e espera que a Empaer com a reestruturação, capacitação e modernização dos serviços com o tempo possa atender todos os produtores. A ação do MDA será acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos.