domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso poderá contar com centro de vendas via Internet

PUBLICIDADE

Mato Grosso deverá contar em breve com um centro de operações de vendas via Internet de produtos e serviços. O assunto foi discutido nesta terça-feira (07.06), quando o presidente da empresa paulista no ramo WBPC, Eduardo Bottura, visitou a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, em companhia do deputado estadual Humberto Bosaipo. Segundo Bottura, atualmente o mercado de vendas on line permite uma mobilidade muito grande da empresa, podendo o setor de telemarketing estar localizado em um município e o estoque em outro, por exemplo, ou mesmo em outros países. Em geral a busca das empresas é pelos locais onde a carga tributária é menor, principalmente para vendas para fora do local onde a empresa está localizada.

O setor de vendas pela Internet arrecadou R$ 1,7 bi em 2004; para 2005 a previsão é de R$ 3,4 bi. O volume de vendas em Mato Grosso será pequeno, porém uma das principais vantagens será a oferta de emprego: ao todo o centro deverá gerar 300 postos de trabalho, entre as áreas de telemarketing e expedição de mercadorias.

O projeto será enquadrado no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), coordenado pela Sicme (Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia). Para que o projeto integre o programa, no entanto, algumas alterações precisam ser feitas na lei 7958/2003, que define o Plano de Desenvolvimento de Mato Grosso – composto de diversos programas de incentivo fiscal – e cria os fundos para os quais será destinada parte do valor do incentivo concedido, cujo montante é revertido para atividades como a formação de recursos humanos. A alteração será feita na definição da natureza dos fundos.

O superintendente da Sicme, Juarez Faria, explicou que no Prodeic, a avaliação para a concessão leva em conta indicadores ambientais, sociais e outros, como a geração de emprego. O deputado Humberto Bosaipo comprometeu-se a incluir a votação dessas modificações na pauta de votação da Assembléia o mais rápido possível.

A fim de investir no Estado, a empresa preparou um projeto de lei que prevê uma alíquota de 1% do ICMS para vendas de produtos para fora de Mato Grosso. Para venda interna, a alíquota permaneceria igual, isto é, de 17%. Durante a reunião, a equipe de governo ponderou que seria mais interessante para os empresários apoiarem-se na lei do Plano de Desenvolvimento de Mato Grosso, em vez de propor uma nova lei, uma vez que as duas têm conteúdos praticamente idênticos.

A formação de recursos humanos para a área também foi outro tema discutido. A secretária Flávia Nogueira avaliou que a instalação de um centro de vendas via Internet, e a atração de fornecedores do setor seriam muito importantes para Mato Grosso. Ela informou que o Estado poderá, através do Ceprotec (Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica) contribuir com a formação de recursos humanos para o centro. Porém, destacou que essa formação será abrangente, não sendo voltada apenas para a área de trabalho para o qual o funcionário se prepara.

“A pessoa que vai desempenhar uma função pequena terá que entender o seu papel dentro da empresa”, disse ela. “E também é importante que, uma vez fora da empresa, ela possa ter conhecimentos para seguir outro caminho profissional se quiser”. O projeto do centro será entregue na sexta-feira à Sicme. As alterações na lei devem ser concluídas até o final de junho.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...
PUBLICIDADE