PUBLICIDADE

Mato Grosso mantém aumento nas vendas para o exterior em alta e tem melhor quadrimestre dos últimos 10 anos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Ivan Bueno/assessoria)

A manutenção do dólar em alta tem estimulado os produtores de Mato Grosso a investir na exportação. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), divulgados hoje, revelam que o estado aumentou as vendas externas em mais de 20% na comparação do primeiro quadrimestre deste ano com o mesmo período do ano passado. São os melhores quatro meses registrado pelo estado nos últimos dez anos.

Ao todo, Mato Grosso já exportou U$ 7,5 bilhões em 2021. De janeiro a abril do ano passado o valor era de U$ 6,3 bilhões. Os números mantêm o estado como o 5º que mais exporta no Brasil, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará. Segundo o MDIC, 9,5% de tudo que o país envia ao mercado exterior sai de Mato Grosso.

Mesmo com o aumento das importações em 14%, o saldo da balança comercial ainda é extremamente positivo para Mato Grosso e está em U$ 6,9 bilhões. São U$ 300 milhões a mais do que toda a exportação do período passado.

Os compradores buscam, majoritariamente, a soja. O produto em grãos representa 58% das vendas. Depois vem o algodão com 14% e o farelo de grãos para alimentação animal com 10%. A carne tem 6,4% de participação e o milho fica com 5,3%. O restante se divide em pequenas porções de madeira, ouro e de derivados da produção agropecuária.

Países do oriente são os principais clientes de Mato Grosso. A China, apesar dos incidentes diplomáticos causados pelo governo federal, comprou 41% do que foi para fora do Brasil. Vietnã (5,2%), Indonésia (4,8), Turquia (4,4%) e Tailândia (4,4%) completam a lista de maiores parceiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...
PUBLICIDADE