PUBLICIDADE

Mato Grosso: licitação para armazéns públicos deve sair ainda este ano

PUBLICIDADE

Armazéns públicos para a estocagem de grãos deverão ser construídos em Mato Grosso. A confirmação foi feita pelo governador Silval Barbosa, durante o lançamento da safra 2012/13 de soja realizado nesta semana em Sorriso, com presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. “A licitação sai este ano”, destacou o governador. Apesar da certeza, o governador não confirmou valores ou quantidades.

O déficit de armazéns tem sido um dos problemas questionados há alguns anos pelo setor produtivo. E, de acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do país (Aprosoja Brasil), Glauber Silveira, essa demanda deve aumentar na nova safra. “Temos um déficit grande que deve aumentar ainda mais neste ano. Nós devemos sair, em Mato Grosso, de 21 milhões de toneladas de produção para 24 a 25 milhões de toneladas, quer dizer que vai aumentar 3 a 4 milhões de toneladas só de soja. Milho também devemos ter aumento para próxima safra significativo, então precisamos realmente, o quanto antes, começar a construir esses armazéns, o problema é que agora fica difícil porque começa a chuva, você não tem como escavar, fica complicado”, destacou ao Só Notícias/Agronotícias.

O plano safra 2012/2013, segundo Glauber, prevê incentivos aos produtores na construção de armazéns, no entanto, o processo é moroso. Outro problema elencado pelo presidente da associação nacional é a má distribuição dos silos. “O problema é que em algumas regiões esses armazéns não estão bem localizados. A gente tem um excedente de armazém, por exemplo, no Sul do Estado mas principalmente aqui no Norte e na região Oeste faltam”, reforçou.

Glauber defende alternativas como armazéns no sistema cooperativo. “Tenho falado muito com o governo da importância de se desburocratizar essa questão de licenças, documentações e também incentivar a construção de armazéns no sistema cooperativo, porque muitas vezes temos vários produtores pequenos que têm produção mas para ele construir um armazém só não é viável. Então falamos para lançar um programa de armazém no sistema cooperativo”, ressaltou.

Outro fator, que segundo Glauber, se mostra viável para atender a demanda em curto espaço de tempo é o uso de silos-bag. “É uma coisa que temos usado muito pouco mas que precisamos ver se há possibilidade de armazenar para o governo nesses silos-bag. Já oficializamos isso, não sei dizer se já foi liberado a armazenagem de milho em silos-bag, mas é uma coisa a nível de mundo que tem acontecido”, finalizou.

A safra 2012/2013 de soja já está em atividade. Conforme Só Notícias informou, o último levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que o plantio avançou em 0,6% da área estadual prevista, que é de 7.890.957 hectares. Nas cidades do Médio-Norte, como Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, o plantio já avançou em 1% das áreas estimadas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE