PUBLICIDADE

Mato Grosso gera 11,6 mil empregos a mais em 2014 e serviços lideram

PUBLICIDADE

Mato Grosso gerou 11.662 empregos a mais ano passado, aumento de 1,47% em relação a 2013. Os números foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e são referentes à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Em termos relativos, o destaque ficou por conta setor de Serviços Industriais de Utilidade Pública, que registrou crescimento de 6,35%, correspondendo à geração de 365 postos de trabalho.

O levantamento aponta que os melhores resultados setoriais, em números absolutos, couberam aos Serviços, com a geração de 8,1 mil postos de trabalho (+4,37%), o Comércio, com o aumento de 4,5 mil postos (+2,27%) e a Agricultura, com acréscimo de 3,9 mil postos ( +3,88%). O desempenho negativo foi observado no setor da Indústria de Transformação (-3,26%), que eliminou 3,5 mil postos de trabalho e da Construção Civil (-2,18%), que suprimiu 1,1 mil postos de trabalho.

No Brasil,  os dados mostram um crescimento de 1,27% no estoque de trabalhadores formais com relação a 2013, indicando a geração de 623,1 mil postos de trabalho. O crescimento na elevação do emprego formal foi de 1,45%, com 580,6 mil contratações celetistas, além do aumento de 0,47% no contingente de estatutários, com uma expansão de 42,5 mil vagas.

A Relação Anual foi instituída por decreto, que obriga as empresas a prestar declaração anual ao Ministério do Trabalho e Emprego. Suas informações referem-se aos empregados celetistas, estatutários, avulsos, temporários, dentre outros, colhendo os mais variados dados, além dos estabelecimentos relativos à atividade econômica e área geográfica.

A RAIS, segundo o Ministério, além de traçar um perfil do mercado de trabalho formal no país, é também o instrumento utilizado  pelo governo para identificar  os trabalhadores com direito ao recebimento do benefício do Abono Salarial.  

Os dados da RAIS prestam subsídios ao FGTS e à Previdência Social; permite o controle da nacionalização da mão-de-obra; auxilia na definição das políticas de formação de mão-de-obra; gerando estatísticas sobre o mercado de trabalho formal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE