PUBLICIDADE

Manejo correto diminui risco de perdas de armazenagem em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Para que não haja perda de produção nos armazéns decorrente da infestação de insetos é necessário ter um manejo adequado e rigorosamente controlado. O superintendente da Conab, Ovídio Costa Miranda, afirma que o prejuízo admissível é de 0,15% do total armazenado e que é paga uma sobretaxa para evitar a perda. Para ter um resultado positivo no procedimento, o gerente de um dos armazéns da companhia, Adiberto Pedro Costa, afirma que o produto deve ser bem higienizado antes de ser colocado no silo (que tem a temperatura controlada) e vistoriado diariamente para controlar a ocorrência de carunchos.

O gerente de Marketing da Unidade de Negócio Environmental Science, da Bayer CropScience, Luis Macul, avalia que as perdas estão diretamente ligadas a dois fatores: a limpeza e a higienização do armazém, dos dutos de aeração, controle da umidade e temperatura interna. Para evitar formação de bolhas de calor, que podem causar fungos e consequentemente as microtoxinas, é fundamental a regulagem das máquinas de limpeza e secadoras e o controle e manejo das pragas corretamente.

Ele explica que no manejo é importante destacar que a recomendação é que sejam usados produtos registrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O controle de pragas em silos pode ser feito de forma preventiva por meio de produtos líquidos ou curativos com gás fosfina (fosfeto de alumínio) e que deve sempre ter o acompanhamento de um engenheiro agrônomo.

Macul lembra que devem ser utilizados os equipamentos de proteção individual completos, por parte dos aplicadores com atenção ao preparo de calda e regulagem do equipamento. Quando o tratamento curativo for feito com o uso do gás (fosfina), é importante que seja realizado por pessoas especializadas para evitar acidentes como contaminação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE