PUBLICIDADE

Mais etanol na gasolina favorece mercado interno, avalia sindicato em MT

PUBLICIDADE

O governo federal anunciou, ontem, o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina de 25% para 27%. A medida começará a valer a partir do dia 16 de março. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo) avalia que a necessidade de produção de mais etanol anidro favorece o mercado interno do produto derivado da cana de açúcar.

A mudança traz um ânimo para a indústria da cana, cujo cenário é de fechamento de dezenas de usinas no país. “A primeira vista, acrescentar 2% de etanol anidro na gasolina parece pouco, mas o setor sucroalcooleiro fala em uma demanda adicional de 1 bilhão de litros e Mato Grosso produzirá boa parte desse volume. Isso é ótimo para as usinas e para a economia do nosso Estado”, destacou o,  diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares Junior.

Outras vantagens são a redução da importação de gasolina pela Petrobras e o incentivo a um combustível menos poluente.  O diretor lembra que para a gasolina chamada de Premium, ainda vale a mistura de etanol no atual patamar de 25%.  

Antes a expectativa era de que a adição passasse a vigorar em fevereiro deste ano e chegasse a 27,5%. A decisão foi adiada a pedido do setor automotivo. As montadoras de veículos pediram mais testes sobre o rendimento do combustível e sobre a durabilidade dos motores. Ainda há estudos em andamento e isso gera divergências entre especialistas no assunto. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, por exemplo, termina um estudo sobre a maior mistura. Preliminarmente, acredita-se que não haverá grandes impactos no funcionamento dos veículos.

Sobre os preços, “a expectativa é de que não ocorram impactos significativos, o que depende de valores que sairão das usinas e distribuidoras, já que o posto costuma repassar preços definidos nesses elos da cadeia do combustível”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE