Se em janeiro o número de inclusões no SCPC (Sistema central de Proteção do Crédito) de clientes que não pagaram suas contas no comércio foi bastante alto, em fevereiro a procura maior foi pela regularização, através da quitação dos débitos. De acordo com a ACES – Associação Comercial e Empresarial de Sorriso- exatamente 1.712 foram parar na lista negra dos inadimplentes, por não conseguirem quitar os débitos efetuados no mês de dezembro. Mas 1.255 conseguiram regularizar a situação e serem excluídos do sistema
Segundo a associação, foram registradas 2.630 consultas ao SCPC em fevereiro, sendo que 617 consumidores foram incluídos no sistema por não quitar os débitos. Em 2004, nos primeiros 6 meses, 1.576 consumidores foram incluídos. No ano passado, de janeiro a novembro, foram 14.481 inclusões e neste ano, somente em dois meses, foram 2.329.
A pesquisa reflete apenas o número de inclusões referentes de empresas associadas na ACES, mas servem como um parâmetro da economia sorrisense. Estes números se repetem em outros municípios, refletindo a atual crise que toda a região está enfrentando, principalmente no setor madeireiro e no agronegócio.