quinta-feira, 3/julho/2025
PUBLICIDADE

Mais de 60% das indústrias vão investir em Mato Grosso este ano, aponta pesquisa

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

A maior parte das indústrias mato-grossenses dos setores extrativistas e de transformação pretende fazer algum investimento ao longo de 2021, aponta a pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT). 68% dos empresários ouvidos responderam que há previsão de investimentos.

A pesquisa ainda revelou que entre os que responderam positivamente, 69% atuam em empresas de grande ou médio porte e 67%, em pequenas indústrias. De maneira geral, 34% dos empresários relataram que a principal razão para os investimentos é o aumento da capacidade da linha atual, seguida pela melhoria do processo produtivo atual (34%), manutenção da capacidade produtiva (14%), para introdução de novos produtos (9%) e novos processos produtivos (7%).

De acordo com os empresários, os investimentos também serão destinados a maior desenvolvimento e melhoria de toda cadeia produtiva. Do total, 50% responderam que pretendem investir na construção, manutenção e modernização de instalação das indústrias, além de aquisição de novos materiais. Capacitação de pessoal (20%), melhoria da gestão do negócio (16%) e pesquisa e desenvolvimento (9%) também estão entre os objetivos.

Quando questionados sobre quais públicos esses investimentos tem como objetivo atender, 50% responderam que atenderão somente o mercado interno, 32% relataram que irão atender “principalmente” o mercado interno, e apenas 2% tem como objetivo atender o mercado externo. Por porte, 67% das pequenas empresas tem como objetivo atender somente o mercado interno.

A pesquisa ainda constatou que, do total de empresas que não desejam investir em 2021, 37% não possuem condições e 42% avaliaram que não há necessidade. Outros 21% dos empresários avaliaram que há necessidade, mas decidiram não investir em 2021.

A pesquisa feita pela FIEMT também contou com a parceria da Confederação Nacional da Indústria. Foram ouvidas 65 empresas, sendo 35 pequenas e 30 médias e grandes. Os dados foram coletados em novembro do ano passado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 780 empresas são abertas em Alta Floresta

Alta Floresta ganhou 792 novas empresas, de micro, pequeno,...

No TCU, Ministério dos Transportes debate otimização da concessão da BR-163 de Sinop ao Pará

Oferecer uma infraestrutura de transporte condizente com a atual...
PUBLICIDADE