Em seu programa de rádio semanal, Café com Presidente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou a construção da BR-163 como exemplo de obra feita a partir do conceito de desenvolvimento sustentável. Segundo Lula, o Brasil tem feito “com muita responsabilidade” as ações para o desenvolvimento do país buscando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a preservação ambiental.
“Em torno dela [da BR-163] tem um projeto de exploração da floresta que pode gerar até 100 mil empregos com manejo correto da floresta. Você podendo tirar as árvores e, ao mesmo tempo, tendo a obrigação de plantar outras árvores, você vai poder utilizar a floresta com mais inteligência, com mais sabedoria, e você vai poder manter a floresta praticamente intacta tirando apenas aquilo que você pode tirar e replantando aquilo que você tirou”, disse Lula.
“Então, tudo que nós fizermos para o desenvolvimento do país tem de ter uma combinação perfeita entre a melhoria da qualidade de vida das pessoas levada pelo desenvolvimento e a preservação ambiental, que é um item da qualidade de vida que as pessoas precisam ter para viver bem. E isso o Brasil está fazendo com muita responsabilidade.”
O presidente não mencionou quando a pavimentação de aproximadamente 1.000km entre o Nortão (divisa de Mato Grosso e Pará) até Santarém (PA), onde está o porto, inicia. A rodovia será a grande responsável pelo fortalecimento econômico do norte-mato-grossense e a região Sul do Pará porque encurtará em mais de 800 km o escoamento da safra agrícola, madeira e outros produtos que é feito hoje via portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
A projeção é fazer a obra em 4 anos e acabou sendo inserida no PAC – programa de aceleração-. Os 80 km entre Guarantã do Norte até a divisa serão pavimentados pelo Estado e as obras começam em maio. A informação foi dada, ao Só Notícias, pelo governador Blairo Maggi.