Os produtores de Lucas do Rio Verde aguardam apenas o fim do vazio sanitário para iniciarem o plantio da próxima safra de soja. A previsão é de que a partir da segunda quinzena de setembro, quando finaliza este período proibitivo em todo território estadual, ocorram as primeiras chuvas. Com isso, as máquinas já podem começar os trabalhos.
“Os nossos produtores são bem conscientes em relação ao vazio sanitário. Eles sabem da legislação existente, porém, estão todos preparados para o próximo plantio. Pelas informações que temos, os produtores já adquiram as sementes e defensivos para o plantio da soja, que deverá iniciar na segunda quinzena de setembro”, previu o secretário municipal de Agricultura, Edu Pascoscki.
A safra 2012/13 de soja, em Lucas do Rio Verde, deverá ocupar uma área de aproximadamente 240 mil hectares. “A nossa expectativa é de um acréscimo de 3% a 5% na produtividade desta safra, em comparação a safra passada”, estimou o secretário.
Outro fator que tranquiliza a produção é a venda antecipada, que já virou tradição em Mato Grosso. No município, parte dessa produção já foi comercializada de forma antecipada com contratos pré-fixados. Os valores variam em cada caso.