PUBLICIDADE

Justiça suspende assinatura de novos contratos de telefonia fixa

PUBLICIDADE

Uma associação de consumidores conseguiu na Justiça uma liminar que suspende por 90 dias a data da assinatura da prorrogação dos contratos da telefonia fixa, prevista para acontecer na próxima quinta-feira (22).

A liminar foi concedida pelo juiz Antonio Correia, da 9ª Vara da Justiça Federal de Brasília, a pedido da Abradecel (Associação Brasileira de Defesa dos Moradores e Usuários Intranqüilos com Equipamentos de Telecomunicações Celular). Diversas outras associações de consumidores entraram com ações semelhantes na Justiça.

Os contratos da telefonia fixa irão valer a partir de janeiro e pelos próximos 20 anos. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já mudou por diversas vezes a data da assinatura para ter mais tempo de definir as novas regras vigentes para o setor.

Entre as principais regras que a Anatel já definiu estão o novo índice para a correção das das tarifas de telefonia, a conversão da cobrança do sistema de pulsos para minutos, o detalhamento da conta em caso de pedido do consumidor e a obrigatoriedade das operadoras (Embratel, Telemar, Brasil Telecom, CTBC Telecom, Sercomtel e Telefônica) em oferecer o Aice (Acesso Individual Classe Social), um serviço de telefone fixo pré-pago com assinatura mensal mais barata.

Procurada, a assessoria de imprensa da Anatel ainda não se manifestou a respeito da decisão da Justiça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Juara ganha mais de 420 empresas no semestre, constata ministério

Juara (300 km de Sinop) ganhou 422 novas empresas, em...

Tarifaço de Trump atinge 76% dos produtos exportados por Mato Grosso, diz entidade

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fimet) emitiu...
PUBLICIDADE