A taxa de juros nas operações de crédito das famílias atingiu o menor patamar desde julho de 1994. Segundo dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (26), a taxa juros para pessoas físicas chegou a 44,8% ao ano, em novembro, uma redução de um ponto percentual em relação ao mês anterior e de 8,8 pontos percentuais em 12 meses.
De acordo com o BC, esse redução refletiu “a forte retração da taxa média de crédito pessoal”, que chegou a 46,8% ao ano, também o menor valor registro para esta modalidade.
A taxa média de juros para as empresas também caiu em novembro e chegou a 23,3% ao ano, uma redução de 0,1 ponto percentual. Segundo o Banco Central, a taxa média de juros manteve a trajetória de redução iniciada em março de 2006, com quedas de 0,7 ponto percentual no mês e de 6,3 ponto percentual em doze meses. A taxa ficou em 34,7% ao ano, o menos valor da série histórica iniciada em junho de 2000.
O spread (diferença cobrada pelos bancos entre a captação e a concessão do empréstimo) chegou a 0,9 ponto percentual, o que reflete uma queda de 1,2 ponto percentual no segmento para pessoas jurídicas e de 0,4 ponto percentual referente às empresas.