Reduziu consideravelmente o volume de apreensões em pouco mais de um mês da piracema – quando a pesca fica proibida para reprodução dos peixes – nos rios que estão sob jurisdição da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), regional de Sinop.
De acordo com supervisor Paulo Winter, em cinco vistorias nos rios Teles Pires e Verde, além de alguns afluentes, foram apreendidos 200 metros de espinhéis, anzóis de galho, duas redes e alguns molinetes. Não havia pescado. O balanço é considerado positivo já que, no mesmo período do ano passado, em algumas cidades do Nortão, foram expedidas multas.
Segundo Winter, o resultado demonstra que o pescador está se conscientizando. “Relativamente aos outros anos, a apreensão de material foi pequena”, declarou, ao Só Notícias.
As ações visando combater a pesca irregular continuam. Quem desrespeitar a determinação pode ser multado em até R$100 mil e detido por três anos. Apenas a pesca de subsistência, desembarcada, é permitida para a população ribeirinha.
Ano passado, a piracema iniciou em 6 de novembro e terminou em fevereiro. Em alguns municípios do Nortão, foram aplicados R$400 mil em multas, além da apreensão de pescado e materiais irregulares de pesca.