O requerimento nº 027/2007, de autoria do vereador Wanderley Paulo da Silva (PP) e do presidente Gerson Francio (PSB), solicitando audiência pública com produtores e representantes do BNDS, BASA e Banco do Brasil, para apresentação das linhas de financiamento para o agronégocio, foi aprovado por unanimidade na última sessão ordinária.
Segundo Wanderley Paulo, as instituições financeiras possuem várias linhas de financiamentos para a construção de infra-estrutura na lavoura com condições mais favoráveis aos produtores. “É importante trazermos ao conhecimento dos produtores os financiamentos disponíveis para que seja possível ajudá-los a sair da situação de crise. Os produtores precisam se unir, cooperar, na busca de soluções para o setor e a câmara deve ser palco dessas discussões”, justificou.
Ele explicou que os produtores sozinhos ou unidos em condomínio podem buscar financiamentos para a construção de silos, secadores e armazéns, sendo que os custos com secagem e armazenagem já pagam os investimentos, permitindo em pouco tempo um ganho de renda pela diminuição de gastos.