PUBLICIDADE

Isenção do ICMS para peixes criados em cativeiro impulsiona atividade no Estado

PUBLICIDADE

Ações concretas e constantes na busca pela valorização da cultura e fixação do peixe como símbolo culinário do Estado, têm promovido substancialmente o desenvolvimento do turismo, lazer e principalmente, a sobrevivência da piscicultura em Mato Grosso. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), é autor dos projetos que estabelecem normas para a aqüicultura em Mato Grosso e, sancionado pelo governador Blairo Maggi no último dia 20, que estimula a criação, industrialização e o comércio de peixes e jacarés criados em cativeiro através da isenção da cobrança do ICMS.

“Os dois projetos visam, primeiramente, regulamentar a atividade e agora, incentivar a comercialização e industrialização de peixe criado em cativeiro prevendo a elevação da produtividade em 60% até dezembro de 2008”, expôs o deputado.

A produção estadual de peixes é de aproximadamente 12 mil toneladas/ano, sendo que entre 75 a 80% são da espécie tambacu, seguido do pacú e do pintado. O potencial de consumo se aproxima das 17 mil toneladas por ano, no entanto, a produção atende apenas o mercado interno mato-grossense, segundo o diretor técnico da Aquamat, Carlos Godoy.

Devido a esse quadro, Mato Grosso ocupa a 5ª posição no ranking dos Estados produtores de peixes criados em cativeiro, que em 2005, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chegou a mais de 16 mil toneladas, atrás apenas dos Estados do Rio Grande do Sul, que é o maior produtor, São Paulo, Santa Catarina e Ceará.

Dados da Associação de Aqüicultores de Mato Grosso (Aquamat), dão conta de que existem 1.100 pisciculturas cadastradas no Estado, porém, estima-se que apenas 100 estejam em atividade. “Precisávamos de incentivos dessa natureza para motivar o setor a crescer novamente. Mato Grosso tem as características ideais para que a atividade seja uma das maiores economias do do nosso mercado, mas, precisava de um impulso”, declarou o empresário João Pedro Gaspar. “Essa isenção de ICMS sobre a comercialização e industrialização do peixe criado em cativeiro veio reascender uma atividade que estava praticamente na lona, falida”, completou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE