A prefeitura definiu que o Imposto Predial e Territorial Urbano em cota única vence em 11 de abril, com 15% de desconto. Quem pagar em 3 vezes terá 5%. Em 6 parcelas, não tem descontos. As guias para pagamento estão sendo emitidas pelo site oficial ou os moradores podem ir ao ginásio Olímpico José Carlos Pasa, coordenadoria de esportes do São Cristóvão, CRAS Boa Esperança e Creche do Alto da Glória.
A prefeitura informa que o valor cobrado é de R$ 48,2 milhões. A gestão do prefeito Juarez Costa aplicou, para o imposto deste ano, aumento de 10%, que foi aprovado em dezembro passado, pela câmara (8 votos favoráveis e 5 contrários).
Em 2015, o IPTU em Sinop teve um dos maiores reajustes dos últimos anos. O percentual variou de um bairro para outro e houve moradores pagando 40% a mais. Após forte pressão e muitas criticas da sociedade organizada, o prefeito Juarez Costa recuou e baixou o aumento para 26%. Quem havia pago com aproximadamente 40% de aumento, ficou com a diferença de crédito para agora no exercício de 2016.
A prefeitura ainda não informou quantos contribuintes tem créditos da diferença do ano passado para abater a partir de abril.