sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

INSS começa amanhã recadastramento de aposentados

PUBLICIDADE

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), convocados em outubro, começam a se apresentar a partir de amanhã nas agências bancárias onde recebem benefício para o recadastramento. É o começo da primeira etapa do Censo Previdenciário. Quem não foi avisado não precisa tomar nenhuma providência. Nesta primeira fase, que vai até fevereiro, o censo recadastrará 2,5 milhões de beneficiários em todo o País.

Os segurados convocados devem apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento de identidade, que pode ser a própria Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou registro de conselho profissional.

No caso do CPF, poderá ser apresentado o próprio cartão ou um documento de identidade em que conste o número. Aposentados e pensionistas que ainda não têm o CPF devem providenciar o documento em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios.

A apresentação de outros documentos não é obrigatória, mas o Ministério da Previdência Social está pedindo que os segurados, caso tenham, apresentem também o comprovante de residência, Número de Identificação do Trabalhador (NIT), Cadastro de Inscrição do Contribuinte Individual (Cici), Título de Eleitor e número de inscrição no PIS/Pasep.

A convocação é feita no ato do saque do benefício, quando o segurado recebe uma notificação especificando o período em que deve retornar à agência bancária para atualizar seus dados.

Quem receber o primeiro aviso nos primeiros cinco dias úteis de novembro só precisará comparecer em dezembro. Já aqueles que receberam o primeiro aviso junto com o pagamento de outubro e que, por alguma razão, não comparecerem para prestar as informações, receberão um novo aviso em novembro e um terceiro em dezembro. Se o segurado perder o prazo, de 90 dias, para comparecer ao banco em que recebe o benefício, o INSS encaminhará uma carta a esse segurado.

Se ele não for localizado ou não comparecer, um quarto aviso será feito por meio de edital público e, só depois disso, o titular poderá ter o benefício suspenso até que se apresente a uma Agência da Previdência Social. O objetivo do Censo é elimi nar os pagamentos indevidos que comprometem as contas da Previdência.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 511 funcionários e em Nova Mutum 63

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 511 vagas de...

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...
PUBLICIDADE