sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Sinop: obra de indústria que produzirá 4 mil toneladas/dia de fertilizantes começa mês que vem

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/Diego Oliveira/arquivo)

Diretores do grupo empresarial Fertipar se reuniram, nesta quinta-feira, com a prefeita Rosana Martinelli (PR) para discutir a instalação de uma indústria que vai ter capacidade de produzir, inicialmente, 4 mil toneladas de fertilizantes por dia. A planta será construída em uma área, às margens da MT-220 (de acesso a Juara), a cerca de 17 quilômetros do centro.

José Damiani, engenheiro responsável pelos projetos de construção, explicou que o projeto contempla a parte de infraestrutura da empresa, como salas administrativas, por exemplo, e mais armazém com capacidade para 88 mil toneladas. Segundo ele, a empresa poderá receber 350 toneladas de matéria-prima, por hora. “Duas máquinas farão a produção de 4 mil toneladas por dia. Este é o volume da indústria, que vai ter pátio para 120 caminhões”.

Conforme Damiani, o início das obras está previsto para o próximo mês. O começo, porém, está atrelado à emissão das licenças pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). “Assim que sair a primeira licença (começam as obras). A previsão de conclusão é de 12 meses. Também está prevista expansão futura. Terminando a primeira etapa, terá a segunda, logo em seguida”.

O gerente industrial da Fertipal, Laerte Feldmann, explicou que a visita à prefeita foi uma forma de tentar “agilizar a parte documental” para início da construção. “A gente tem um prazo curto por causa do período das chuvas. De fato, recebendo as autorizações, a fábrica inicia a construção”.

Segundo Feldmann, a escolha de Sinop para instalação da empresa, que atua em mais de 20 cidades brasileiras, se deu pelo “potencial e logística que o município oferece. É uma cidade que a gente vê saída de soja e chegada de fertilizantes”.

Já a prefeita Rosana Martinelli garantiu que tentará articular a emissão das licenças ambientais em um curto prazo. “Estamos fazendo uma força-tarefa para liberar, o mais rápido possível, para que, em poucos dias, (a empresa) possa iniciar os trabalhos. É uma grande fábrica e conceituada empresa, que está colocando seu ‘pé’ no município. É uma felicidade muito grande”.

A previsão é de investimentos aproximados de R$ 50 milhões. Também é estimado que sejam gerados mais de 100 empregos diretos e 300 indiretos. A área para instalação foi adquirida em 2016.

(Atualizada às 09:03h)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senac abre mais de 800 vagas em cursos técnicos gratuitos em Mato Grosso

Estão abertas até a próxima segunda-feira (1) as inscrições...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...
PUBLICIDADE