Operando desde o primeiro semestre do ano passado e produzindo biodiesel em caráter experimental, a indústria instalada em Feliz Natal (130km de Sinop), recebeu da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a licença oficial para a fabricação em caráter comercial. A publicação saiu hoje no Diário Oficial da União.
Inicialmente, o biocombustível era voltado para os próprios associados. De acordo com o presidente da Cooperativa de Feliz Natal (Cooperfeliz), Leandro Martins, a intenção, a partir de agora, é investir na produção em grande escala. “Vamos montar nossa unidade esmagadora neste ano, para trabalhar com pinhão manso e girassol para agricultura familiar e girassol para o médio e grande produtor, prensar, fazer farelo, e óleo refinado”, declarou.
Ainda conforme Martins, uma parte do biocombustível deve ser vendida para a Petrobrás. A autorização da ANP é para produzir 10 mil litros/dia. A usina foi montada em parceria de empresários do município, em uma área com 10 hectares.
A usina da Fiagril, em Lucas do Rio Verde, iniciou a produção de biodiesel no mês passado (dezembro) e comercializará 23 milhões de litros que serão entregues no primeiro semestre. A unidade está entre as 3 maiores do Brasil, terá capacidade de produção de até 120 milhões litros/ano e tem 50 profissionais.