A Incubadora de Empresas de Sorriso realizará, hoje, a partir das 19 horas, o curso “controle de qualidade”, que será voltado a todos os empresários incubados. De acordo com a tecnóloga em alimentos, Gerusa Pasini, que ministrará o curso, o objetivo é adequar todas as empresas incubadas de acordo com as leis vigentes, para que possam vender seus produtos conforme a legislação determina.
“O curso será dividido em etapas: Gestão de Qualidade Total (GQT); Limpeza, Ordem, Seleção, Bem-estar, e Auto disciplina (5 S); Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Queremos com isso, criar uma cultura onde o funcionário saiba o que está fazendo e faça corretamente”, explica Pasini.
De acordo com a tecnóloga, é preciso criar uma sintonia entre o funcionário, fornecedor e cliente para que o negócio caminhe da forma que tem que ser. ”É necessário ter sempre em mente que o cliente é o foco principal, por isso, a importância de oferecer produtos de qualidade”, observa.
Durante o curso, segundo Pasini, o incubado aprenderá inicialmente a selecionar o que ele realmente precisa no local de trabalho, organizar, arrumar, limpar, deixando seu espaço apropriado para a realização do trabalho. “Em seguida, serão detalhadas todas as exigências impostas pelo Ministério da Agricultura e do Ministério da Saúde, para a prática da fabricação. Itens como a contaminação, higiene pessoal do funcionário, limpeza do local. Serão apresentados todos os pré-requisitos para se obter uma qualidade total”, explica.
Na última etapa, será feita uma analise dos procedimentos das empresas, segundo o fluxograma de cada uma, analisando todo os possíveis riscos, para elimina-los ou controlando-os. O curso terá a duração de 60 horas e será ministrados todas as terças e sextas-feiras, de 3 de novembro a 5 de dezembro.