A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração está com o projeto da Incubadora de Empresas praticamente concluído. O secretário Nevaldir Graf (Ticha) esteve reunido com advogados da prefeitura e com lideranças empresariais para debater a forma de administração da incubadora. A proposta prevê a criação da incubadora dentro do Distrito Industrial e Comercial (DIC). O prazo mínimo para permanecer na incubadora é de um ano, e o máximo três. O empresário ainda terá acompanhamento pós incubação, de 12 meses. A incubaroda é um ambiente planejado e protegido, propício para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas interessadas em investir em novos projetos. É também uma forma interessante de se diminuir o fechamento das micro e pequenas empresas que gira em torno dos 56% até o terceiro ano de vida das empresas.
"Normalmente são criadas Organizações de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que é uma espécie de conselho que vota as ações dentro da incubadora, porém esse sistema é mais moroso e burocrático" destacou o assessor jurídico, Everaldo Souza. A outra forma é a criação de uma coordenadoria ligada a secretaria, e partir daí formalizando uma associação público/privada para dar suporte, enquanto o município se responsabiliza pela estrutura.
"Pelo porte de Sinop já identificamos a necessidade antiga de uma incubadora, sem falar que vem de encontro com o pedido dos pequenos e micro empresários. Queremos fazer com que a ideia de muitos deles saia do papel e a incubadora é o primeiro passo", disse o secretário Nevaldir Graff.