A Secretaria de Planejamento e Fazenda de Sorriso deverá iniciar nesta semana a notificação dos contribuintes que estão inadimplentes com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano. Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a prefeitura é obrigada a inserir em dívida ativa, aqueles que não pagarem os impostos até 31 de dezembro.
Em Sorriso, neste ano, foram emitidos cerca de 27 mil carnês. Cerca de 57% dos contribuintes do município optaram por quitar o IPTU à vista, recebendo assim 20% de desconto. A última parcela venceu no dia 20 de junho. Mas, segundo o secretário Marcos Folador, a inadimplência no IPTU ficou na casas dos 30%. “As dívidas deste ano nós não vamos parcelar, mas estamos abertos a negociação. O IPTU, por exemplo, foi parcelado e quem não pagou ainda pode quitar as parcelas”, disse.
O secretário ressaltou que a administração está sempre pronta a negociar com o contribuinte, que deve evitar ser inserido na dívida ativa. “Traz uma série de transtorno para quem é incluído, por exemplo, fica impedido de vender o imóvel, fica com débito na Fazenda Pública Municipal e com isso não pode obter certidão negativa de débitos”, explicou.