Números da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (Acenm) apontam que 7.062 consumidores tiveram seus nomes inclusos no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), total superior a 2012, quando foram registradas 5.902 inclusões. Este alto número de inclusões, demonstra que 2013 não foi um ano muito fácil para os comerciantes mutuenses. Dos consumidores inclusos, 4.285 consumidores conseguiram quitar seus débitos e ter seus nomes retirados da lista negra do crédito. Porém 2.777 pessoas ainda estão inadimplentes e com isso, impedidas de comprar a prazo no comércio.
A consulta pelo consumidor para conferir se seu nome está no SPC deve ser feita pessoalmente ou por meio de procuração junto às entidades como Associações Comerciais ou CDLs. Para consultar, o consumidor deverá portar carteira de identidade e CPF. Para regularizar a situação, o inadimplente deve procurar diretamente a empresa devedora.
Restrições – o cliente incluso no SPC fica impedido de realizar outras compras antes que conseguir quitar a dívida. Ao passar mais de um mês em atraso, o cliente recebe uma notificação via correio, alertando que ele tem um prazo de 10 dias para pagar a dívida e evitar que seu nome entre no SPC.
O SPC foi criado para oferecer um banco de dados nacional que reunisse informações relativas ao crédito de pessoas físicas e jurídicas para empresas, com vistas a facilitar as decisões de oferecimento de crédito.