sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Inadimplência em alguns setores do comércio de Sinop aumenta

PUBLICIDADE

Os números do SPC Brasil, fornecidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop, estão refletindo o delicado momento econômico pelo qual Sinop está passando. As consultas no mês passado, julho, período de férias escolares e de pouco movimento no comércio deixam claro, que as vendas não aconteceram.

As consultas ao SPC aumentaram apenas 4,13%, quando em média este aumento gira em torno de 15 a 20%. Nas consultas de cheque os números foram ainda piores. Segundo o SPC, em vez de haver um aumento houve uma queda de 0,56% neste tipo de consulta. Outros números que mostram como o consumidor tem se comportado neste ano atípico são os de registro e cancelamento de inadimplentes.

O primeiro reflete as dívidas não pagas cerca de 60 dias antes, ou seja, quem não pagou sua conta em abril, provavelmente, entrou no banco de dados de inadimplentes em julho. Desta forma vemos que a população de Sinop começou a falhar com suas contas, de forma incomum, a partir de fevereiro já que em maio o registro de inadimplentes aumentou 49,20%, depois em junho este aumento foi de 46,41% e agora o mês de julho bateu um recorde com o aumento de 93,16%.

Quando o dinheiro para de circular, além de não pagar as contas que estão vencendo, as pessoas não têm como quitar dívidas antigas e limpar o nome no SPC torna-se uma meta futura. Assim é fácil entender porque em Junho o cancelamento de inadimplentes caiu 30,27% e em Julho a queda permaneceu e foi ainda maior,-44,52% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mesmo com estes números o presidente da CDL Sinop, Afonso Teschima Junior, adota a postura de um empresário otimista e aposta na melhora da economia até o fim do ano. “Por pior que sejam os números hoje, sabemos que a economia tem reagido, aos poucos as coisas estão voltando a entrar nos eixos, acredito que até o fim do ano muita coisa vai mudar e melhorar, ainda temos importantes datas pela frente e não podemos esquecer que o melhor ainda está por vir, o Natal, então temos que nos manter otimistas”, disse Afonso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...
PUBLICIDADE