Sinop possui hoje uma frota de 34.784 veículos, sendo desses 12.055 automóveis e 12.293 motocicletas. Cerca de 30% estão com os impostos atrasados. Só Notícias apurou que no mês de junho 445 proprietários deixaram de pagar deixaram de pagar os impostos dos veículos. O número de inadimplentes passou para 11.789 com inadimplência até o momento.
Conforme Adilson Kovalski, chefe da 19ª Ciretran em Sinop, desse total, cerca de 30% são veículos que não estão mais em uso, já foram para desmanche, ou estão apreendidos, ou ainda, que circulam em cidades vizinhas onde não há a fiscalização da polícia. E os outros 70%, estão rodando nas ruas da cidade com os impostos atrasados por falta de pagamento.
Segundo ele, esses números representam um aumento de 5% da inadimplência em relação ao mesmo período do ano passado, em que Sinop possuía uma frota de 30.282 veículos e desses, 9.991 inadimplentes.
“Hoje, até pela situação da região, existe um aumento pequeno, mas existe como nos outros anos. Em outras cidades vizinhas a inadimplência é maior”, relatou Adilson.
Um dos índices, que segundo Adilson é alto, é em relação aos veículos importados, que tiveram um aumento de cerca de 30% na inadimplência dos impostos em relação a 2004.