Economia

IBGE inicia 1ª etapa para fazer censo que apontará número de habitantes em Sinop; último indica 148 mil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios que vai até o dia 12 de julho. São 13 agentes censitários supervisores percorrendo os 114 bairros em Sinop analisando temas relacionados à infraestrutura urbana. O trabalho também tem sido feito nas demais cidades do Estado.

Nesta primeira etapa, não são feitas entrevistas com a população, os agentes fazem reconhecimento do setor censitário, onde percorrem a área e avaliam a necessidade de atualizações no mapa a partir da identificação de novas ruas e avenidas. Este trabalho não é realizado nas áreas rurais.

Os dez quesitos observados pelos agentes durante a pesquisa são, capacidade e pavimentação da via, bueiro ou boca de lobo, iluminação pública, existência de calçada, rampa para cadeirante e arborização e três novos quesitos que foram adicionados, ponto de ônibus ou van, via sinalizada para bicicletas e presença de obstáculo na calçada.

A partir do dia 1º de agosto inicia a segunda etapa, o censo domiciliar com a contagem de moradores em cada imóvel. 122 recenseadores irão passar nas casas fazendo levantamento de dados para atualização populacional do município. O recenseamento será em todo o perímetro urbano e rural.

O mais recente levantamento, do IBGE, de 2021, aponta que oficialmente, são 148.960 mil habitantes em Sinop. De eleitores, no balanço divulgado no último dia 7, pelo Tribunal Superior Eleitoral, são 106 mil eleitores em Sinop.

 

Redação Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)