O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve iniciar ainda este mês uma pesquisa nacional sócio-econômica nos municípios do Nortão. De acordo com o escritório de Sinop, os dados serão levantados por amostragem. As residências que participarão da pesquisa estão sendo selecionadas. Servidores do instituto vão levantar dados como número de pessoas que vivem na casa, renda, escolaridade, pessoas que estão estudando, trabalhando, entre outros. A pesquisa, que é realizada anualmente, deve ser encerrada até o mês de dezembro e as informações serão utilizados pelo Governo Federal.
No ano que vem, o IBGE também realizará o censo populacional em todos os municípios com menos de 170 mil habitantes. Neste, todas as residências serão visitadas. Os dados também são utilizados pelo Governo Federal para a definição do Fundo de Participação dos Municípios (FMP) e os recursos que serão repassados para investimentos na saúde, educação, social, entre outros.
Este ano o instituto divulgou a estimativa populacional que apontou a atual população dos municípios brasileiros, mas alguns não concordaram com os números. Sinop passou de 94 mil para 103,6 mil habitantes. Sorriso teve um aumento de dois mil habitantes e Lucas do Rio Verde cerca de 5%, em relação ao ano passado.
Para que o novo censo não gere discordância dos municípios e o instituto, comissões estão sendo formadas em todas as cidades do Nortão para acompanhar os trabalhos, que devem começar no segundo trimestre.