Sinop e outras unidades do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) do Nortão devem receber novos analistas ambientais ainda este mês. A medida foi anunciada pelo gerente estadual do órgão, Paulo Maier, durante uma reunião com os funcionários do órgão, que estiveram em Cuiabá reivindicando melhores condições de trabalho.
Cerca de 40 funcionários de Sinop, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Juína e Cuiabá se reuniram com o gerente para fazer as reivindicações. A manifestação dos funcionários foi tomada após os protestos dos trabalhadores de indústrias madeireiras, contra o crescente número de desempregos em todo o Nortão devido a demora na liberação de planos de manejo pelo órgão, impossibilitando as indústrias trabalhar.
Segundo a analista Silvia Borges, a contratação que deve ser feita até o final do mês, agilizará alguns processos que estão parados no órgão, principalmente a análise dos planos de manejo.
Para a segunda quinzena de novembro também está prevista a contratação de mais 17 funcionários para a gerência de Sinop, 03 para Alta Floresta e 04 para Guarantã do Norte, que foram aprovados no último concurso.
Um grande problema que o setor também enfrenta é a falta de um procurador no órgão, para fazer a liberação dos projetos. O órgão com sistema de “empréstimo”, em que os profissionais vêm de outras agências e ficam por períodos de 15 dias em Sinop.