Na última sexta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Agrícola de Lucas do Rio Verde promoveu um “Café Colonial” na prefeitura municipal, onde participaram todos os secretários e alguns comerciantes. O objetivo, segundo a secretária Luciane Copetti, foi apresentar o potencial do que é produzido, em termos de alimentos artesanais, no município.
“Estas são as primeiras pessoas que estarão recebendo o “Selo de Qualidade”, implantado pela prefeitura de Lucas. Depois, poderemos abrir para outros tipos de produtos produzidos no município. Estes 10 grupos produzem pão de milho, pão, bolo, bolachas e outros derivados de soja, tortas, geléias, melado, cachaça, embutidos, entre outros”, explicou a secretária.
Esses pequenos produtores estarão recebendo o selo durante a Expolucas, de 04 a 07 de agosto, quando haverá o lançamento oficial. “Durante a Expolucas, teremos no pavilhão da agricultura, uma gôndola com esses produtos, já embalados, para serem apresentados aos consumidores”, ressaltou.
De acordo com a secretária, 5 supermercados do município já confirmaram que vão dispôr, após o lançamento, de gôndolas onde os produtos com o selo de qualidade, que garante a originalidade e confiança ao consumidor por serem produtos fabricados de acordo com as normas e controle da Vigilância Sanitária, serão destacados.
O Selo de Qualidade foi criado em abril, durante o 1º Encontro de Diversificação Econômica. “Desde então, temos feito reuniões com várias entidades que produzem alimentos para fortalecer a fabricação artesanal de produtos caseiros. Orientamos e adequamos esses estabelecimentos às normas da Vigilância Sanitária para certificar como produto produzido em Lucas do Rio Verde, com toda qualidade”, disse Luciane.
Para obter o selo, os estabelecimentos deverão ter uma cozinha adequada, com toda a higiene necessária, com o transporte dentro dos padrões exigidos e embalados corretamente. Luciane ressaltou que com este trabalho, a secretaria visa estar apoiando os pequenos produtores e promovendo o marketing dos produtos para o consumidor luverdense.