A greve dos bancários completa hoje uma semana, e ontem, foi lançado pelo Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb-MT) o troféu “maiores coações contra a greve”, com objetivo de mostrar para a população os bancos líderes em denúncias por tentarem impedir seus funcionários a utilizarem o direito de paralisação de greve. De acordo com o sindicato, em Cuiabá um banco está tentando barrar judicialmente a paralisação.
A categoria reivindica reajuste salarial de 11% (reposição de inflação e aumento real); maior segurança nas agências; proibição de transporte de valores por funcionários; discussão com os trabalhadores sobre as metas; combate ao assédio moral; auxílio creche de R$ 510; auxílio educação para graduação e pós-graduação.
Em todo Estado cerca de 130 agências se mantém fechadas, o que representa cerca de 45%. Só Notícias apurou que na capital e Várzea Grande o movimento chega a 85%. Em Sinop, 75% das agências estão fechadas – Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, HSBC, Itaú e Bradesco e hoje os profissionais do Real devem aderir.
As agências da Caixa Econômica de Alta Floresta, Lucas do Rio Verde e Sorriso também estão fazendo greve. Os 30% da cota dos serviços a serem prestados estão sendo respeitados e são compensação e devolução e ainda não foi informado se o atendimento nos caixas eletrônicos (onde são feitos saques) será mantido.