Uma agência internacional de avaliação de riscos conformou que Mato Grosso tem capacidade adequada para honrar compromissos financeiros, atribuindo o ‘Grau de Investimento”. Foi conferido o Rating (nota de risco) ‘BBB‘, o mesmo grau de investimento do Estado de São Paulo e da prefeitura do Rio de Janeiro. Este é o segundo certificado internacional que confere a nota de credibilidade ao Estado, o que irá ajudar a renegociar a dívida com a União e atrair mais investimentos privados.
Para o governador Silval Barbosa, o certificado de credibilidade chega em boa hora. “Esta reafirmação vem no momento em que estamos buscando recursos para programas como o Mato Grosso integrado, que vai pavimentar a ligação entre 41 municípios do Estado, investimentos que vão capacitar Cuiabá para a Copa de 2014, além de ajudar a repactuar a dívida com a União. As duas agências mais conceituadas do mundo nos deram tranquilidade para obter financiamentos. O mundo dos negócios vai nos olhar de forma diferenciada”, afirmou. A nota atribuída à Mato Grosso está apenas um ponto abaixo da classificação do Brasil.
Em abril deste ano as notas de crédito foram elevadas e Mato Grosso recebeu pela primeira vez o esperado grau de investimento na escala global de uma outra agência: o ‘ranting” Baa3. O certificado emitido pelas duas maiores agências de classificação de risco do mundo abre grandes oportunidades para o Estado como a implantação de novas empresas. Na prática, isso significa a redução da taxa de juros em operações de créditos especialmente no mercado internacional. Este é um dos indicadores econômicos de maior relevância para concessão de financiamentos e decisão de investimentos.
O rating (ou nota de risco) é a opinião de uma agência especializada de classificação de riscos sobre a capacidade de um país, estado ou empresa de saldar seus compromissos financeiros. As notas atribuídas apontam para um maior ou menor risco da ocorrência de um ‘ default”, ou seja, de suspensão de pagamentos. Para tanto, os especialistas dessas agências avaliam a situação financeira, as condições do mercado mundial e a opinião de especialistas da iniciativa privada, fontes oficiais e acadêmicas.
O grau de investimento é um selo de qualidade que indica o baixo risco de calote. Uma vez recebido, o país,/estado/empresa pode continuar subindo sua classificação, pois outras avaliações são realizadas.