PUBLICIDADE

Governo vai assinar convênios com municípios para amenizar perdas do ICMS

PUBLICIDADE

Questionado sobre o repasse do ICMS aos municípios, Blairo Maggi esclareceu que pela primeira vez na administração estadual os cálculos do Índice de Participação dos Municípios, realizados pela Secretaria de Fazenda e Procuradoria Geral do Estado, puderam ser abertos, tornando o processo mais claro e transparente a todas as administrações municipais.

“Os critérios que definiram o IPM de 2005 são exclusivamente técnicos e não envolvem política e todos podem ter acesso pela Internet. Alguns Municípios ainda reclamam, mas para 2006 vamos reforçar o processo de formação dos cálculos, buscando em 2006 um índice ainda mais justo”, acrescentou Maggi, lembrando ainda que qualquer alteração em relação aos índices é de competência da Assembléia Legislativa e passa pelos deputados e que os índices são formados tendo como base as Guias de Informação de Arrecadação (Gias). “Esse trabalho não é só da prefeitura, mas também dos empresários que devem declarar as vias de arrecadação”, disse Maggi.

O governador afirmou também que durante reunião com os parlamentares estaduais ficou acertada a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para saber investigar sobre a formação anterior dos índices de repasse, realizando o cruzamento dos dados entre as Gias e Imposto de Renda. “Os índices são técnicos. Não vamos cometer ilegalidades em nome da política, até porque 75% é determinado por lei Federal e 25% pela Assembléia Legislativa”, destacou.

Maggi reforçou ainda que alguns convênios serão assinados com Cuiabá, assim como em outros municípios que tiveram perdas com os novos índices.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE