A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) encerrou 2019 com balanço positivo. De janeiro a novembro, são cerca de 140 ações, entre obras e serviços, sendo tocadas com investimentos de R$ 460 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) Commodities e recursos de programas de financiamento. São 103 obras em rodovias, sendo que 37 delas já estão concluídas nas áreas de pavimentação e restauração, revitalização além de pontes, totalizando mais de 1.200 quilômetros atendidos. Cerca de 70% integram o pacote de 114 ordens de serviço autorizadas pelo governador Mauro Mendes, em março, visando a retomada de obras e o andamento de contratos. Também entram nessa lista a renovação de 10 contratos para manutenção de rodovias já pavimentadas.
O resultado, segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, é fruto de uma gestão focada no planejamento, na transparência e controle dos gastos públicos. Em menos de 12 meses, foi possível retomar obras rodoviárias que se arrastam há mais de oito anos oriundas de programas de financiamento e selar convênios com prefeituras, associações e consórcios, levando melhorias de infraestrutura a todas as regiões. Neste período, o governo enfrentou uma das piores crises financeiras da história, inclusive com decretação de situação de calamidade.
Ainda, conforme Marcelo, o ano foi de muito trabalho, primeiramente, devido também à fusão da Sinfra com a Secretaria de Estado das Cidades (Secid) e à herança do passivo das obras da Copa do Mundo. “Mas também foi um ano de muita coragem por parte do governador Mauro Mendes, que propôs leis aprovadas pelos deputados estaduais e que nos deram condições de trabalho ao longo de 2019, entre elas o novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Quero inclusive agradecer aos nossos parlamentares o apoio dado logo no início da gestão”, destacou.
O secretário acrescentou ainda que boa parte do esforço da equipe da secretaria na área de obras rodoviárias esteve concentrado em destravar os programas de financiamento que foram herdados das duas gestões anteriores dentre os programas MT Integrado, criado para interligar as cidades mato-grossenses por meio de rodovias asfaltadas; o Prodestur, que tem como alvo a realização de investimentos de infraestrutura nas regiões que formam o chamado “Corredor Turístico”; o Pró-concreto, destinado à construção de pontes de concreto e o Restaura – voltado à restauração de rodovias.
“Essa não é uma herança que credito como salutar. Estamos empregando os recursos do Fethab em reajustamentos e aditivos, pois tratam-se de projetos antigos e de obras que foram licitadas 2011 e 2012 e que estamos pagando hoje. Isso gerou um desgaste muito grande, mas estamos vencendo”, concluiu.
A informação é da secretaria de Comunicação.