quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Governo do Estado emite ordem para iniciar projeto de gasoduto no Distrito Industrial em Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Christiano Antonucci/assessoria)

O governo do Estado emitiu, hoje, ordem de serviço para iniciar o projeto executivo do gasoduto no Distrito Industrial de Cuiabá, que deve ser finalizado em três meses e, então, licitada a obra do duto, que deverá ser concluída no final do próximo ano. Estão sendo investidos R$ 713 mil no projeto da obra do gasoduto e o MT Par é responsável pela licitação e pelo acompanhamento e fiscalização da execução do mesmo. A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 13 milhões na obra.

A Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás) o gasoduto tem um ramal inicial de 27,5 quilômetros para atender a demanda de 3 milhões de metros cúbicos ao mês em três a cinco anos, podendo chegar a 6 milhões de metros cúbicos mensais de consumo mensal”, afirma Rafael Reis, presidente da MT Gás.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, este é um grande sonho dos empresários do Distrito Industrial. “Essa matriz energética vai possibilitar uma grande economia e, consequentemente, muitas atividades econômicas poderão ser melhoradas e impulsionadas. Pela primeira vez, Mato Grosso tem um contrato firme de gás com a Bolívia e, desta forma, conseguimos dar segurança de fornecimento aos empresários e atraímos mais investidores”, afirma.

O início do projeto do gasoduto chega em um excelente momento, avalia Margareth Buzetti, presidente da Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic). “É uma fonte de energia mais barata e dá opção para as empresas do Distrito. Hoje, a redução de custos é vital para as indústrias e, tendo alternativa, consegue também atrair mais empresas, o que é importante para a região”. Atualmente, 260 empresas estão sediadas no Distrito Industrial de Cuiabá e, entre elas, estão cerca de 70 indústrias que podem ser beneficiadas com o gás natural.

O presidente do MT PAR, Wener Santos, lembrou que a sua equipe está à disposição para fazer parcerias. “Por se tratar de uma empresa do governo, é mais fácil, é mais rápido, e menos burocrático. Estamos prontos para trabalhar em todo e qualquer projeto para o bem do Estado de Mato Grosso, gerando emprego e desenvolvimento, pois esse é o nosso principal papel”, disse.

O deputado estadual Carlos Avallone disse que a obra representa um avanço considerável.  “Agradeço a determinação e competência do governador Mauro Mendes por fazer esta obra que aguardamos há anos, é um sonho de muitos governos e agora está sendo realizada”.

Para o deputado estadual Wilson Santos a decisão do governo em levar gasoduto para Cuiabá “vai dar competitividade às indústrias de Cuiabá e já sugiro fazermos extensões em outras cidades para descentralizar a industrialização”. Já o deputado estadual Dilmar Dal Bosco disse que é “hora de fazer esta obra e dar tecnologia para nossos empreendedores”.

Participaram da reunião equipes técnicas da MT Gás, da MT Gás, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que fez o levantamento da demanda por gás natural no Distrito Industrial, diretoria da Aedic e empresários da região, informa a secretaria adjunta de Comunicação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...

Empresas de Colíder contratam 35 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 35 novas vagas...
PUBLICIDADE