A presidente Dilma Rousseff adiou para a próxima quinta-feira (3) a reunião com líderes dos partidos governistas para discutir medidas econômicas que permitam efetuar novas reduções das taxas de juros bancárias. De acordo com matéria da Folha de S. Paulo, na reunião também devem ser discutidas alterações na remuneração da caderneta de poupança.
Segundo a agenda oficial da presidência da República, na manhã desta quarta-feira, às 11h, Dilma se encontrou com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A pauta da reunião com Mantega não foi divulgada.
A mudança na remuneração da caderneta de poupança, que atualmente paga TR (Taxa Referencial) mais 0,5% ao mês, seria necessária para que o Governo consiga continuar reduzindo a taxa de juro no País. Isso porque, com a Selic em níveis muito baixos, a poupança ofereceria uma rentabilidade maior do que os títulos públicos e outros ativos de renda fixa.
Deputados a favor
De acordo com matéria publicada no Valor Econômico, 49% dos deputados federais são favoráveis à alteração do cálculo de remuneração da poupança, enquanto 31% são contra e 19% disseram não saber opinar ou não responderam