Economia

Governo busca informações para fortalecer APLs de Mato Grosso

A Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) vai enviar dois representantes para participarem do I Encontro Sul Brasileiro de Agropolos, realizado em Cascavel (PR), nos dias 23 e 24 de junho. O superintendente de indústria e comércio, José Juarez Faria, e a gestora de Política Industrial, Tânia Roncada de Freitas, representarão a Sicme durante o evento para trazer novidades para o setor de Arranjo Produtivo Local (APL) do Estado.

O Encontro promoverá a integração do desenvolvimento regional no Sul do Brasil, proporcionando a ativação do crescimento e fortalecendo das cadeias produtivas em âmbito nacional. A intenção do seminário é estimular a cooperação entre os agentes de agronegócio responsáveis pelo desenvolvimento do Brasil.

O Governo Federal incentivou a criação das APL’s Estaduais por meio da incorporação do PPA 2004/2007 e também através da instituição do Grupo de Trabalho Permanente para APL, pela Portaria Interministerial nº 200 de 02 de agosto de 2004.

O Núcleo Estadual de Trabalho dos Arranjos Produtivos Locais do Estado de Mato Grosso é coordenado pela Sicme, e conta com representantes das Secretarias de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), de Desenvolvimento Rural (Seder), de Ciência e Tecnologia (Secitec), de Planejamento (Seplan), de Turismo (Sedtur), do Banco do Brasil, Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento), Sebrae, Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Senai, entre outras entidades.