Economia

Governador, diretoria da FIEMT e prefeito inauguram em Lucas do Rio Verde unidade do Senai

A 13ª unidade do Senai Mato Grosso foi inaugurada, ontem à noite, no bairro Menino Deus, em Lucas do Rio Verde, pelo governador Mauro Mendes, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Gustavo Oliveira, o prefeito Luiz Binotti e demais lideranças. Foram investidos R$ 9 milhões em máquinas, equipamentos e mobiliários para uma capacidade de 1200 estudantes por dia.  São 2.604,59 m² de área construída com sete salas de aulas, com capacidade para 40 alunos cada, laboratório de higiene e segurança do trabalho, manutenção mecânica, instalação elétrica, comandos elétricos/automação, dois laboratórios multiuso e espaço para receber unidades móveis. Serão dados cursos para qualificar mão de obra no mercado de trabalho nas áreas de iniciação profissional, aprendizagem industrial, aperfeiçoamento profissional, qualificação profissional e habilitação técnica.

Além de Lucas, a unidade atenderá as demandas das cidades de Tapurah e Nova Maringá, que juntas representam uma população de mais de 90 mil pessoas. Os primeiros cursos presenciais são nas áreas de mecânica de manutenção industrial, pneumática e hidráulica, comandos elétricos, assistente administrativo com informática e Excel, entre outros.

O presidente da FIEMT disse que Lucas do Rio Verde tem “indústrias importantes instaladas aqui e essa unidade do Senai vem dar suporte ao agronegócio com unidade avançada para fazer assistência aos equipamentos e também vem preparada para ajudar na industrialização do Estado na agroindustrialização que é uma verticalização importante da nossa economia”.

O governador Mauro Mendes, que já foi presidente da Fiemt, disse que Lucas do Rio Verde é uma das cidades mais promissoras do Estado e uma região de grande potencialidade, de crescimento da agroindústria e essa unidade será determinante para qualificar a mão de obra como um suporte para o crescimento sustentável da indústria aqui na cidade e em toda a região”.

A prefeitura de Lucas do Rio Verde apoiou a instalação da unidade e o prefeito Luiz Binotti, lembrou que era um anseio antigo da população, “foi planejada durante anos e por diversas vezes não saiu do papel. Mas graças a gestão que fizemos junto a instituição conseguimos efetivar esse projeto e a partir de agora a nossa população terá o atendimento merecido. Lucas do Rio Verde já é a capital da agroindústria e caminha para ser a Cidade do Conhecimento. Nós estamos procurando trazer para nossa população escolas como o Senai que vão promover a formação dos nossos jovens e o crescimento da nossa cidade”, explicou o prefeito.

Só Notícias/Altair Anderli, de Lucas do Rio Verde (fotos: Só Notícias e Tchelo Figueiredo)