Uma comitiva formada por cerca de 80 empresários franceses estará realizando visita a várias propriedades rurais de Nova Mutum durante esta semana. O objetivo é conhecer o sistema cooperativo do município. Na agenda do grupo, hoje deverão serem feitas visitas às cooperativas Sicredi, C. Vale, Coopermutum e Intercoop.
Já amanhã, está programada uma visita a uma fazenda no interior de Nova Mutum e na seqüência o grupo segue para Rosário Oeste, onde vai conhecer o sistema de melhoramento genético desenvolvido na propriedade do senador Jonas Pinheiro. A articulação da visita está sendo feita por uma agência especializada em turismo de agronegócio, através da Sicredi local.
O turismo de agronegócio está tornando-se uma constante em Nova Mutum e municípios da região. Entre os grupos que estiveram no município recentemente estão americanos e holandeses.
O cooperativismo é considerado a “moeda do Século XXI” . Cooperativismo é inclusão social porque fortalece espaço, recursos e sociedade. Como exemplo, numa cooperativa de crédito – o cooperado não paga as inúmeras taxas cobradas pelos bancos convencionais e as taxas de juros são infinitamente menores do que as cobradas pelo mercado.
Segundo a OCB/Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) Mato Grosso está organizado e preparado para assumir seu papel no desenvolvimento sócio-econômico, como agente financeiro da comunidade. Entre as mais de 200 cooperativas em atividade, por ramo, segundo levantamento feito no ano passado, a de crédito se sobressai com mais de 50 mil cooperados nas 40 que possui.